sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Alongamento consciente e Pilates: a melhora certa para um grande campeão no tambor!!!

Quando nós, professores do Instituto AICA, falamos para nossos alunos que chegou o momento na aula para alongar, a cara feia logo vem! Diversos alunos e profissionais de diferentes esportes não gostam de se alongar, no entanto, é aí que mora um dos grandes diferenciais do treinamento desportivo, como por exemplo o resultado final para um grande campeão das provas de tambor.
Muitas vezes, a falta de alongamento e fortalecimento nos músculos mais usados por nossos profissionais que tanto se esforçam nas provas de tambor são motivos de dores freqüentes e queixas de cansaço. Não adianta só treinar em cima dos maravilhosos cavalos, tem que adequar o corpo à prova. Os músculos do tronco, da coluna vertebral, da parte interna da perna e braços ficam exaustos e pedindo descanso. É nesse momento que entra a aula diferenciada e motivadora do Pilates Funcional oferecida pelo Instituto.
Trazendo uma proposta diferente dos alongamentos convencionais, as aulas de Pilates Funcional no Instituto, instruídos por um profissional capacitado nesse método, misturam movimentos que alongam com movimentos que fortalecem o corpo todo num mesmo exercício. Os movimentos não são rotineiros e podem ser praticados por qualquer pessoa em todas as idades.
Para entendermos um pouco melhor sobre esse assunto, alongamento é a habilidade do sistema neuromuscular de permitir uma ótima extensibilidade dos tecidos apropriados na correta amplitude de movimento, enquanto, conta com um controle neuromuscular otimizado através da amplitude de movimento alcançada. Vários pesquisadores ainda não chegaram a um consenso de quanto tempo devemos permanecer alongando um tecido para que ele relaxe. O que se vê então são alongamentos freqüentes durantes os treinamentos antes e depois das atividades, por um período de no mínimo 10-90 segundos.
Alguns pesquisadores também aconselham não alongar:
  • Após estiramentos musculares e deslocamentos ligamentares;
  • Dentro das primeiras 24-72 horas depois de traumas musculares ou tendinosos;
  • Quando as articulações ou músculos estão infeccionados ou inflamados;
  • Alongamento dos tecidos ou áreas do corpo associados a uma área de fratura recente;
  • “Trabalhar” ou “alongar” quando sentir desconforto;
 
Observa-se neste momento que, o componente chave para todos os programas de treinamentos está na necessidade de otimizar a flexibilidade e os desequilíbrios musculares, garantindo um ótimo desempenho e diminuindo as chances de lesões.
Agora que você já sabe da grande importância do alongamento na vida de um campeão, falaremos na próxima edição dos motivos e benefícios de se fortalecer a região central do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário